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Como manter a segurança do seu Alojamento

Quando se aluga a casa a estranhos, é importante saber como manter a segurança do alojamento, de forma a evitar custos e problemas desnecessários.

A verdade é que muitas pessoas não sabem como o fazer, acabando por não implementar as normas de segurança mais simples, nem alertar as autoridades em caso de situações suspeitas - seja por medo, por achar que não vale a pena, ou simplesmente por achar que está a ser paranóico. Por isso, deixo-lhe algumas dicas que podem ajudar a minimizar riscos de ser vitima de alguma fraude ou de atividades ilícitas.



1 – Nunca aceite reservas nem pagamentos fora das plataformas de reserva onde o seu anúncio se encontra publicado.


2 - Efetue pesquisas regulares das fotografias do seu anúncio na internet e saiba exatamente em que sítios autorizou a publicação das mesmas.


3 - Esteja atento a comportamentos estranhos durante o check-in como por exemplo, nervosismo extremo, falta de empatia, etc.


4 – Se no check-in aparecer um hóspede diferente daquele que reservou sem aviso prévio tente perceber o que se passa, comunicando a situação de imediato à plataforma de reserva online intermediária. No caso de a justificação lhe parecer improvável, alerte as autoridades competentes (mais vale prevenir...)


5 – Sempre que possível, fique atento a tudo o que se passa dentro do seu alojamento. Sabemos que nem sempre é uma tarefa simples, mas tente fazê-lo através de algum vizinho mais próximo em quem confie.


6 – Solicite sempre a documentação oficial (passaporte ou identificação) ao seu hóspede.




7 – Efetue sempre a comunicação da entrada de hóspedes estrangeiros ao SEF no próprio dia do check-in.


8 – Não aceite hóspedes no seu alojamento local que se recusem terminantemente a mostrar um documento identificativo.


9 – Contate de imediato a plataforma de reserva no caso de um hóspede recusar a apresentação do documento de identificação. Quem não deve, não teme...


10 – Evite ficar com a bagagem de um hóspede à sua responsabilidade uma vez que nunca sabe o que é que poderá conter.


11 – Não aceite que o seu hóspede receba correspondência na morada do seu alojamento.


12 – Se após o check-out verificar que o mesmo foi usado para atividades ilícitas, é importante alertar as autoridades competentes.


13 – Se encontrar bagagens abandonadas ou vir que o seu hóspede demonstra um comportamento suspeito, informe a polícia.


É importante dar conhecimento às autoridades competentes sempre e quando achar justificável. Contudo, não se precipite e tenha em conta que há situações, como é o caso do check-in, em que devido à proximidade poderá ser complicado dar o alarme de imediato.


Nestes casos, aja com naturalidade e assim que a receção terminar dê o alerta.

Lembre-se que manter a segurança do seu alojamento local implica que mantenha primeiramente a sua segurança salvaguardada.

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